quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DESIGN DIDÁTICO DE UMA AULA

1. TEMA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DIDÁTICAS

2. EMENTA

Multidimensionalidade do processo didático. Interdisciplinaridade curricular. Competências e habilidades didáticas. Estratégias de ensino e sua aplicação na prática docente. Tendências recentes do planejamento: proposições teórico-metodológicas do planejamento convencional, participativo e estratégico. Planejamento e avaliação da prática pedagógica numa perspectiva crítica da Educação. Planejamento da gestão participativa. Tipos de plano: seus componentes essenciais. Recursos de ensino.

3. OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos utilizando objetos de aprendizagem que já fazem parte da vida dos alunos, e assim proporcionar uma melhor percepção e compreensão reflexiva e crítica do ensino, das condições de articulação entre os processos de transmissão e assimilação de conhecimentos, da unidade objetivos-conteúdos-métodos enquanto espinha dorsal das tarefas docentes de planejamento, direção do processo de ensino-aprendizagem e avaliação.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Refletir sobre o papel sócio-político da educação, da escola, da didática e do ensino nas suas múltiplas relações.
  • Caracterizar o processo ensino-aprendizagem a partir da análise da prática escolar e das teorias a ela subjacentes.
  • Utilizar-se de mídias apropriadas para cada assunto abordado de forma que permita aos alunos uma produtividade e melhor compreensão dos conteúdos.
 5. PÚBLICO-ALVO

            Alunos do 4º período de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

6. CONTEÚDO A SER TRABALHADO


7. TEORIA DA APRENDIZAGEM SUBJACENTE

            Os conteúdos serão abordados de forma interessante, criando um espaço propício de discussões a fim de motivar os alunos por meio de mecanismos de participação coletiva, em que eles tenham liberdade de expressar os conhecimentos previamente construídos, fazendo relação com as referências selecionadas para o estudo.
            Serão utilizados objetos de aprendizagem que são mais acessíveis tanto para o aluno, quanto para o professor como gravações de programas de TV disponíveis em emissoras abertas, por exemplo: TV escola e Futura as quais trazem em suas grades de programações conteúdos votados para a educação.
            A condição inicial para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem será pautada no estímulo ao desenvolvimento de competências de criatividade e espírito crítico.

8. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Será de forma interativa, envolvendo professor e alunos na perspectiva de integrar estudos teóricos e práticos através de atividades, tais como: exposição dialogada, leituras, discussões, pesquisa de campo e na internet, relato de experiências com exposição de slides em data show, exibição de filmes, seminários, trabalhos em grupos com diferentes técnicas de ensino baseadas em leituras que fundamentam teoricamente o papel do educador no exercício da prática docente.

9. RESULTADOS ESPERADOS E AVALIAÇÃO

            Ao final desta aula, esperamos que os alunos compreendam os vários domínios do pensamento pedagógico, dos conteúdos disciplinares específicos, de alguns recursos tecnológicos existentes que apresentam-se como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem e respectivas metodologias para atuação ético-profissional, implicando responsabilidade social para a construção de uma sociedade includente, justa e solidária.
            Os mesmos serão avaliados por meio de avaliações parciais, organização de portfólio, trabalhos individuais e em grupo e participação em classe.

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