domingo, 15 de agosto de 2010

AMBIENTES INTERATIVOS

Considerando que a aprendizagem se efetiva de diferentes formas e em diferentes espaços, os ambientes interativos se tornam instrumentos eficazes, interessantes e estimuladores da aprendizagem, principalmente se o seu uso for estimulado de forma adequada, responsável, observando suas características, pois cada um apresenta sua forma de acesso, com uma forma de linguagem específica, que pode ser benéfica na exploração dos conteúdos
       Com certeza há conteúdos que são mais e outros menos adequados para esses ambientes, como é o caso dos fóruns, dos wilks, que são textos mais próximos de uma linguagem escrita formal, podendo ser planejados e sujeitos a avaliações, em que o professor e alunos podem utilizar principalmente na elaboração e acompanhamento de projetos didáticos. Já em alguns outros casos há ambientes que poderão ser utilizados mais como instrumento de socialização de idéias, experiências, diálogos, ou seja um feedback sobre as atividades realizadas, como é o caso do MSN, os chats, e ainda aqueles que são utilizados como ambientes para divulgação de fotos de imagens, que são os blogs, porém todos são instrumentos virtuais interessantes e exploráveis em um ambiente de aprendizagem.
       Como toda e qualquer atividade deve ser devidamente planejada, organizada pelo professor de forma criativa, atrativa, dando ao aluno a oportunidade de participar dela explorando a sua criticidade, criatividade e mesmo o seu interesse. Para isso o professor deve estar atento ao tipo de instrumento que vai utilizar, pois hoje a mídia apresenta uma gama de sugestões que o próprio aluno tem autonomia para explorá-la, cabe ao educador estar atualizado no mundo da informação e apto a utilizar essas ferramentas com segurança, estimulando e orientando o aluno, sondando o seu grau de interesse para o uso no desenvolvimento das atividades.  

Um comentário:

  1. Muito interessante, gostei. Os ambientes interativos são essenciais em nossa vida e facilita muito na troca de informações.

    ResponderExcluir